05 abril 2006

A AgoniA Da Ve l o c i d a d e



Vivemos em uma época em que precisamos fazer tudo ao mesmo tempo. O mercado nos exige especialização, mas ao mesmo tempo devemos saber de tudo, tudo ao mesmo tempo, e pior ainda, sem termos tempo. Por que se há uma coisa que não temos mais, é tempo. Perdemos o tempo porque o homem interferiu na sua criação natural, comprimindo o tempo e o espaço, tornando-os um só.
Com essa perda, nós vivemos o imediato, o instantâneo e a impulsividade, com uma eterna busca pelo futuro. No entanto, uma busca que é feita sem tempo, conseqüentemente, sem reflexão, sem discussão, sem buscas filosóficas.

Para essa busca, sacrificamos o presente e nos tornamos reféns de nó mesmos, dos nossos desejos efêmeros. Perdemos a contemplação e ganhamos o consumismo, perdemos a paciência e ganhamos o estresse, perdemos o hoje (pois ele já ficou velho) e ganhamos um futuro sem tempo, onde não iremos mais brincar de pique-esconde, sentar ao lado do amigo para conversar, almoçar em família, saber quem são nossos vizinhos, olhar nos olhos dos nossos professores, andar de bicicleta no parque, além de tudo, um futuro que não podemos alcançar, mesmo porque, não temos tempo pra isso.