02 abril 2006

ApRenDeMos Na EsCoLa ?!


O ensino nas nossas escolas é marcado por uma curiosa contradição. Recebemos uma carga de informações, que ao analisarmos o conteúdo, perceberemos que há um excesso de aprendizado que não contribui para a vida e conscientização do educando. Muitas matérias não passam de “decorebas” que se servem apenas para resolução de palavras cruzadas, como expressa Fabio Flores- professor de Pedagogia e Comunicação Social – em seu texto Dieta Pedagógica publicado no último sábado em A Gazeta.


A diversidade e amplitude das matérias escolares são fartas, mas são carentes e limitadas. Aprendemos as forças da física, fazendo cálculos exuberantes, mas não discutimos sobre os efeitos das novas tecnologias.
Estudamos toda histologia animal, entretanto, nada nos ensinam sobre a capacidade que o nosso corpo tem de se comunicar (fazemos isso todos os dias e nem percebemos). Anos foram gastos para nos ensinarem sobre a literatura (quanto ouvimos falar de barroco, arcadismo, romantismo, realismo), mas pouco (ou mesmo nenhum) tempo nos foi concedido para aprendermos a contemplar à arte.
Estudamos toda a história do Brasil e do mundo, mas nos carece o saber sobre política, e pior, somos conduzidos a detesta-la. Aprendemos a ler, a escrever e a decorar várias regrinhas gramaticais, mas entramos na faculdade (e muitos também saem) sem a habilidade de escrever e a dedicação à leitura.
Não temos tempo para ler. Roubaram-nos esse tempo. Quem roubou? Os outros meios de comunicação, sobretudo, a televisão. Eis aí um grande problema: não nos ensinaram sobre essa “grande ladra”. A escola não nos ensina assistir à televisão, nem a estudar as imagens.
O pedagogo espanhol Joan Ferres conta em seu livro Televisão e Educação que o tempo em que os jovens ficam na escola é bem menor que o tempo na sala de aula. Ele nos lembra que se dedica mais tempo a ensinar a ler do que será dedicado depois à leitura; dedica-se mais tempo a ensinar a arte do que será dedicado depois a contempla-la. Mas com a TV é o contrário (muito tempo é dedicado para assisti-la e nenhum tempo para estuda-la). É a prática que os cidadãos estão menos preparados.
Talvez essa reflexão não nos leve a nada, mas talvez ela nos desperte para essa contradição da escola e nos preocupemos um pouquinho mais com a educação de nossos filhos e com a urgência de suprir essas carências escolares.

1 Comments:

Blogger Fabio Malini said...

Mais posts, please!

Ah! Parágrafos, pro favor, tb!

6:45 PM  

Postar um comentário

<< Home